LLYC Brasil é signatária do Pacto Global da ONU

A operação da consultoria no Brasil adere ao Pacto Global das Nações Unidas com o objetivo de avançar em suas melhores práticas sociais, ambientais e de governança (ESG) e refletir esse compromisso aos colaboradores e clientes.

A adoção de práticas ESG, que envolvem aspectos socioambientais e de governança, tem se tornado cada vez mais frequente entre as empresas. A LLYC, consultoria global de comunicação, marketing digital e assuntos públicos, atende diversas organizações corporativas com o objetivo de oferecer soluções de comunicação eficazes em vários segmentos. Nesse contexto e com a consolidação de uma diretoria interna exclusivamente voltada ao tema ESG e sob direção da jornalista e especialista no tema Anatricia Borges, a empresa avança nas propostas de estratégias focadas, principalmente, em sustentabilidade e diversidade, temas que estão diretamente ligados ao assunto. Como forma de refletir interna e externamente o profundo comprometimento com o tema, a LLYC anuncia a sua adesão ao Pacto Global da ONU, projeto onde empresas de todo o mundo se comprometem a alinharem suas estratégias e operações aos 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e o desenvolvimento de ações que colaborem para o enfrentamento dos inúmeros desafios da sociedade.

O pacto global foi criado em 2000 pelo então secretário das Nações Unidas, Koffi Annan. É a maior iniciativa de sustentabilidade entre corporações do mundo, contando com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, espalhadas em 70 redes locais em 160 países, tendo a sede localizada em Nova York. Trata-se de uma iniciativa que promove a prática de políticas que visem o crescimento sustentável por meio de lideranças corporativas comprometidas com a inovação, preservando a cidadania e os direitos humanos.

Com a incorporação, a LLYC se junta às mais de 1.500 empresas que já compõem o bloco no Brasil. Esta iniciativa reforça seu compromisso com a sustentabilidade, diversidade e inclusão, valores defendidos e vivenciados continuamente pela organização. Thyago Mathias, diretor-geral da LLYC Brasil, ressalta que através de uma comunicação honesta, inteligente, inovadora e eficaz, é possível gerar confiança e compreensão entre pessoas, empresas e instituições, alcançando o progresso econômico e social. “Uma comunicação que, em resumo, ajuda na solução de muitos desafios da atualidade, contribuindo para uma sociedade melhor”, finaliza.

Hoje, há um envolvimento maior das empresas na implementação de atitudes sustentáveis, pois perceberam que não basta apenas apoiar um projeto em torno de suas unidades, para estarem cumprindo seu papel social. Com o crescimento do conceito ESG, as organizações passaram a incluí-los em suas ações, no entanto, muitas ainda mantèm uma comunicação difusa entre seus colaboradores e em suas plataformas, pois não possuem um setor especializado, comunicando sobre ESG em outras seções como Negócios, Recursos Humanos, Comunicação Corporativa e Sustentabilidade. É o que aponta o estudo ESG em dissonância com a sociedade civil, elaborado pela LLYC e lançado em agosto desse ano.

“A adoção de práticas sustentáveis é algo extremamente essencial não apenas para as empresas, mas para toda a sociedade. A inserção da LLYC no Pacto Global é uma forma de impulsionar nosso compromisso com a sustentabilidade, diversidade e tudo que integra o universo ESG. Muitas empresas compreendem que a sustentabilidade é uma forma de atrair consumidores, investidores, talentos e uma forma de manter boa relação com os diferentes stakeholders e isso ajuda-as a evoluir em critérios ESG, mas ainda falta muito para se chegar a um nível aceitável. Com a ampliação do nosso compromisso, vamos continuar oferecendo planos eficientes em comunicação nesta área”, destaca Anatricia Borges, diretora de ESG da LLYC.

A criação da Agenda de Desenvolvimento Sustentável de 2030 da ONU intensificou o interesse das instituições de aderir a projetos de preservação da natureza. Esta agenda é pautada em cinco P’s: Pessoas, Prosperidade, Paz, Planeta e Parcerias. Através destes objetivos, as Nações Unidas, organizações e sociedade civil visam alcançar um mundo melhor até 2030. “A LLYC está comprometida em seguir desempenhando planos sustentáveis, baseando-se nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com sua incorporação ao pacto global, segue alavancando seu potencial como agente de transformação social, através de liderança colaborativa e seguindo os objetivos para se tornar uma empresa referência em práticas sustentáveis.”, afirma Thyago Mathias, diretor-geral da LLYC no Brasil.